quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Conversando com as famílias.

Primeiro de tudo, FELIZ 2012 pessoal!!! Que esse ano seja cheio de sonhos realizados, e match e vistos! Tudo de bom pra todos e cada um de vocês em especial. E que o mundo não acabe antes de a gente pisar na terra do Tio Sam! rs Bem gente, estou aqui com o desespero mode on por falta de notícias da minha Host Family e não aguento de ansiedade por causa do visto. Então o que melhor pra acalmar os ânimos do que escrever um pouquinho? Sério, pra mim essa é a melhor terapia EVER! É ainda melhor porque assim eu paro um pouco de ingerir calorias. Sério gente, se eu continuar desse jeito não passo pela porta do avião! rs Mas vamos lá. No meu post anterior, recebi alguns comentários e sugestões para fazer um post sobre como conversar com as famílias. Bem, não sou nenhuma expert em host families, mas vou tentar dar uma luz pra quem está nessa fase. Todas as minhas conversas com as famílias foram por email e Skype, o que pra mim é uma baita vantagem, não tive surpresas por telefone. Eu particularmente acho muito melhor quando você pode ver a pessoa do outro lado. Outra vantagem que eu tive, e eu acho que isso ajudo muito, foi que, em modéstia parte, meu inglês é bom. Então eu entendia tudo o que a família falava, mesmo com a ligação ruim como estava. Mas olhem, se não entender alguma coisa, pergunta. Não fica com medo de perguntar, de pedir pra falar mais devagar. Eles vão entender. Eu falei com uma host que, por si só, já falou mais devagar, e perguntou se eu estava entendendo tudo. Fofa né?! Eles sabem que a gente não tem inglês fluente. Bem, com todas as famílias que eu falei, foi a host mom que me mandou os emails e agendou as conversas. Então foi sempre com elas que eu falei primeiro, e depois elas marcaram a conversa com os hosts. Vou dizer que, pela minha experiência, conversar com a host e com o host é bem diferente. É claro, essa não é uma lei universal, mas com todos que eu falei foi assim. As hosts falam mais, contam mais sobre as famílias, sobre as crianças, fazem algumas perguntas. Enfim, eu mais ouvia do que falava a maioria das vezes. Os hosts fazem mais perguntas e falam menos. Ou seja, você fala mais do que ouve. Os meus skypes com os hosts foram bem mais curtos do que os com as hosts, porque eles não puxam tanto assunto. Então, aqui vai uma dica: quando for falar com host dad, principalmente, façam uma lista de perguntas e assuntos para conversar, porque senão vai acontecer igual comigo, uma mini conversa rs. Na APIA, quando a gente tem um match, eles mandam um arquivo sobre o que fazer quando a família ligar, alguns assuntos que provavelmente serão tratados, essas coisas. É bem últil, bem legal. Eles vão perguntar sobre sua experiência, sobre quando você pode ir, se você dirige, sobre sua família, sobre o que você gosta de fazer no seu tempo livre (e aqui, por favor, não falem assistir tv de dia e ir pra balada a noite hein?!), por que você quer ser au pair, como você vai lidar com o fato de ficar um ano fora. Não mintam, eles entendem que você vai sentir falta da sua família, só querem saber até que ponto vocês conseguem lidar com isso. Ah, teve família que me perguntou o que eu faria se as crianças brigassem e também o que eu gosto de fazer com crianças. De novo, não vão dizer que vocês vão deixar os filhos deles assistindo TV o dia todo! Você vai responder as perguntas, e vai fazer algumas também. Eu sempre ficava com um arquivo de word aberto do lado da janela do skype, com perguntas que eu queria fazer em ordem de importância, e com assuntos que eu podia falar. Isso ajudou muito, porque eu não precisava ficar olhando papéis, sabe? Eu peguei a maioria das perguntas para fazer no site Manual da Au Pair, e se você é uma futura Au Pair e ainda não conhece esse site, eu não sei como você sobrevive sem ele! Sério, é demais, tem resposta pra tudo lá. Então, indico que dêem uma olhadinha. Eu separei as perguntas que me interessavam e que não estavam escritas no app da família. Pra não ficar repetindo coisas que eles já tinham dito. Não perguntem sobre carro, curfew e fds off no primeiro skype. Pergunta sobre as kids, sobre a família, essas coisas. Os privilégios vocês deixam pra perguntar depois. E mesmo assim, se consiguirem escapar de perguntas diretas, melhor. Por exemplo, se você perguntas sobre o schedule, eles provavelmente já vão dizer se o fds é off. Se perguntar sobre as regras da casa, eles já comentam sobre o curfew. Se perguntar sobre o transporte, ou sobre como você vai para escola, ou se vão ter que dirigir as kids, eles já falam do carro. Sacaram a idéia? rs E fixem prioridades. Por exemplo, eu vou ter curfew de meia noite nos dias de semana, e sem curfew aos fds. Não me importei, sabe? Vou dividir o carro com os hosts, mas eles emprestam numa boa. Eu não liguei, porque a minha prioridade era arranjar uma família legal, que me respeitasse. Isso eu acho que arranjei! rs O resto seria bônus. Então, cada um sabe o que é importante pra si, isso é muito pessoal. Elaborem as perguntas para descobrir se a família vai oferecer o que é essencial para vocês. Na hora de conversar com as famílias, sejam simpáticas e confiantes. Sorriam bastante, e prestem atenção no que eles tão falando, porque eles vão perceber se você estiver no mundo da lua. A minha família enfatizou muito que gostou de mim porque eu quero ir pelos motivos certos. Falei logo de cara que queria melhorar meu inglês. Mostrem interesse pelas kids, e não fiquei só respondendo ou fazendo perguntas, conversem com eles, puxem assunto. E sejam vocês, porque é provavel que vocês vivam com essas pessoas por um ano, então não criem um personagem. Acho que não preciso falar, mas já to falando. Então, não usem decotes enormes para conversar, nem maquiagem pesada. Sejam naturais, e eu sei que é impossível, mas fiquem calmas! Bem, acho que é isso. Espero que o post tenha sido útil. Quem tiver alguma dúvida, qualquer coisa que queiram ajuda ou opinião, deixem um comentário. Ah, e me dêem sugestões de posts, sobre o que querem ler, essas coisas. E torçam por mim, porque semana que vem sou eu no consulado!!! Espero que o próximo post seja "I got my visa". Bye bye

10 comentários:

  1. Thais, valeu pelo comentário lá no blog. Olha, você trabalha ou estuda? Se sim, não precisa ter medo. Eu sou formada em 2 faculdades e sai do emprego em maio pra me decicar aos festivais de cinema que eu tava participando. Como não é emprego fixo, entao na prática eu nao tinha emprego. O consul questionou pq minha formação era boa e meu ingles é fluente, entao ele disse que eu nao precisava ir pros eua. Além disso, ele disse que eu nao tinha vinculos com meu país - o que no fundo é verdade. Já na segunda entrevista, eu falei ingles errado de propósito e falei que tava matriculada no mestrado (o que é mentira) e rezei pra ele não me pedir comprovante (e não pediu). Hhehe. Mas vai dar tudo certo pra você sim. Quando é teu embarque? Beijos. Ah e as 2 entrevistas foram em Recife. Aqui NUNCA tem visto negado. O meu caso foi raro mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Hi again Thais, bom como vc ja sabe estou mega ansiosa e durmi hoje vai ser dificil então estou lendo, rsrs..adorei o post, super me ajudou e não vejo a hr de receber logo o próximo email da minha host confirmando o skype.. sera que posso te mandar meu 2 email? Gostaria tanto de uma opinão, acho que perguntei pouco, quero pergunta mais coisas mas agora vou esperar pela resposta dela e ja que vamos ter skype ainda, estou guardando algumas perguntinhas tbm.. meu inglês não é mto bom e estou com medo de não ter sido sei lah..to insegura com este email, vc pode me dar sua opinião??

    ResponderExcluir
  3. adorei seu post.. vou tentar lembrar de todas e seguir suas recomendações sabado (quando eu vou ter uma conversa no skype)!!
    e que de tudo certo e que vc consiga o visto =D
    beijoss

    ResponderExcluir
  4. Thaaais,
    1 muito obrigada pela ajuda e esse post ficou 10! Já anotei suas dicas! Tks a lot! Bjks

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Thais... aqui em Recife também NUNCA teve visto de au pair negado e eu fui a sortuda. Hhehehe. Mas olha, se você estuda, tá óoootimo. Não vai com medo não, tá? Mostra segurança, olha bem pra ele e tenta não mostrar insegurança. Na minha segunda entrevista, minha perna tremia taaaaanto heheh, e eu só pensava em Deus. Nossa. Então... meu embarque tá pertão. É 22 de janeiro. Onde você vai morar?

    ResponderExcluir
  6. Oi Thais.
    Nossa adorei seu post, muito legal, tem várias dicas, me ajudou muito!
    Boa sorte com a sua família, parece que vc ficou com uma família bem legal e boa sorte com o seu visto também, vc vai conseguir sim!!
    Depois conta como foi o seu agendamento do visto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Thá! Finalmente tem uma família no meu app!!! =D Eu AMEI! Trocamos alguns emails já, mas agora ela quer me ligar! (#aiqmedo) Então, como "agendo" a hora? Pq eu quero q ela me ligue 14h, mas lá vai ser 11h. Qual horário eu devo passar pra ela? Ah, adorei o post, mas skype acho q teria um treco! Pelo menos no tel posso ficar com papéis e word! Bom, tomara q vc consiga me responder a tempo e boa sorte com o visto! Tb quero um post sobre o agendamento ta!

    ResponderExcluir
  8. Puxa! Que eficiência! Muito obrigada pela dica! Deu certo, marcamos e ela já respondeu dizendo q está ok! Vou tentar ficar calma! Torça por mim! Então, são de MD, 2 boys de 9 e 12 anos! Se der certo volto pra contar tudo! Obrigada again!!! =D

    ResponderExcluir
  9. Oi de novo Thá! Ontem vivi a meia hora mais dificil e longa da minha vida! Me saí mto mal, foi mto complicado entender a host falando, como é diferente um brasileiro falar ingles e um americano.. Nossa, fiquei chateada comigo.. sabia q meu ingles é fraco, mas puxa.. bom, já passou. Depois da ligação, enviei um e-mail pedindo desculpas e dizendo q esperava não ter desapontado, mas ela respondeu dizendo q me entendia, me fez elogios, mas disse q vai conversar com outras candidatas antes de tomar a decisão final, ou seja, já sei q fui descartada. =[ E olha q essa familia seria perfeita para mim.. gostaria mto de uns conselhos seus e esclarecer algumas duvidas q me surgiram depois dessa ligação, seria mto te pedir seu e-mail para poder me ajudar, já q seu ingles é bom.. Nem sei se devo e como responder ao ultimo e-mail q recebi dela.. to confusa.. poderia me ajudar Thá? Obrigada pela força e companhia sempre! Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Oi Thá! Estou ansiosa pra ler seu post sobre o visto, capricha heim... rs Vc vai ou foi essa semana, torci mto por vc! Vc merece tanto! ^^ Fiquei tão grata pela sua ajuda ... Bom, não deu certo com aquela família, mas já tenho outra no meu app! Torce por mim tá! Beijinhoss

    ResponderExcluir